Hoje, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, compartilho a minha história com orgulho e esperança, desafiando os estereótipos e mostrando que o autismo vai muito além do que se pode ver.
Sou mãe de um menino autista, de grau leve, com 10 anos, que, à primeira vista, parece seguir os mesmos padrões de uma criança “normal”. No entanto, quem convive de perto com ele sabe que o desafio real está na complexa dança das emoções.
Meu filho possui uma personalidade admirável, o que o torna um aprendiz curioso e criativo. Contudo, ele enfrenta grandes dificuldades para lidar com frustrações, o “não” e os momentos de raiva, que, por vezes, exigem uma energia emocional imensa daqueles que estão ao seu redor – especialmente nós, pais. Essa dualidade, de uma mente brilhante aliada a um coração que se choca com as barreiras do mundo, é o que torna sua jornada única e, ao mesmo tempo, profundamente humana.
Além de viver essa experiência diária, dedico minha vida ao desenvolvimento infantil e à educação emocional, atuando como mentora parental. Acredito que o entendimento e o acolhimento das emoções são fundamentais para o crescimento saudável – tanto das crianças quanto dos adultos que as acompanham. Meu trabalho é justamente ajudar pais a enxergar além dos rótulos, a valorizar cada conquista e a lidar com os desafios de forma construtiva.
Ser mãe de uma criança autista me ensinou que o que parece normal para o mundo pode esconder uma rica e complexa realidade interior. E, como educadora emocional, busco transformar cada dificuldade em uma oportunidade de aprendizado e empatia, incentivando um olhar mais humano e consciente para todas as formas de desenvolvimento.
O autismo não tem cara definida e muitas vezes não é visível aos olhos.
Ser autista não define limites nem rótulos e sim é um convite para olharmos para uma jornada nada fácil de descobertas, resiliência e amor incondicional.
Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, convido todos a refletirem sobre a importância de compreender e acolher as singularidades de cada indivíduo, celebrando a diversidade e promovendo um mundo onde o amor e o respeito sejam os verdadeiros protagonistas.
Sobre Nanda Rios | Terapeuta Familiar
Fernanda Rios é farmacêutica, terapeuta integrativa, educadora parental, palestrante e mãe atípica. É mãe do Matheus, do Antônio e da Cecília e pratica, no dia a dia, a educação consciente, além de ensiná-la a outras famílias. Também é autora do livro Equilíbrio na educação das crianças e a Jornada da Parentalidade Consciente.
Atua desde 2014 com desenvolvimento de pessoas, hoje, realiza palestras, cursos e mentorias, capacitando famílias e profissionais a terem uma abordagem mais respeitosa com as crianças. Seu objetivo é criar laços entre pais e filhos através da conexão genuína e da comunicação não violenta visando a uma educação mais consciente e respeitosa. Sua missão é contribuir na formação de futuros adultos emocionalmente saudáveis e transformar a relação entre pais e filhos.
Instagram:@parentalidade.autentica