O Projeto Germinar, do grupo Bio, que contempla catadores de reciclagem da Cooperativa Folha Verde (Volta Redonda) e Coopcat (Barra Mansa), finaliza as atividades de 2024 com um total de 26 encontros e 52 participantes em cada oficina.
Os encontros, que aconteceram quinzenalmente, abordaram conceitos socioambientais, destacando a importância dos catadores na regeneração do planeta. Além disso, o projeto atuou junto a programas e entidades na recuperação de pessoas com dependência química, trabalhando efetivamente para retirá-las do vício, reinserindo-as na sociedade e no mercado de trabalho, gerando oportunidades concretas de restabelecimento e crescimento.
O Projeto Germinar tem por objetivo capacitar catadores de recicláveis em Barra Mansa e Volta Redonda, além de promover a autoestima e o bem-estar dos participantes e seus familiares. Coordenado por Edson dos Santos Ribeiro, terapeuta e conselheiro em dependência química, o trabalho foi focado na inclusão social, com a realização de oficinas e rodas de conversa para identificar as potencialidades dos participantes. “Com muito carinho estamos encerrando a primeira etapa deste projeto. Foram encontros de conhecimento e oportunidades para crescer pessoalmente e profissionalmente. Nós semeamos, eles acolhem e no final tudo germina. Até o próximo ano se Deus quiser”, comentou Edson.
Mariele da Silva Oliveira, uma das participantes, destacou: “Muitas transformações aconteceram neste lugar, transformando vidas e plantando a cada dia palavras e histórias para juntos transformar o mundo”.
Eliana da Silva, que trabalha na Coopcat há 15 anos, acrescentou: “Participar do projeto foi muito bom. Aprendemos várias coisas que iremos carregar para o resto da vida. Me ajudou na depressão e na melhoria da autoestima”.
Guilhermo Queiroz, CEO do grupo Bio, finalizou: “O Projeto Germinar afetou positivamente a vida das pessoas e promoveu o bem de uma maneira muito singela. Nós agradecemos a oportunidade de poder ajudar a transformar vidas. Que 2025 continuemos nesse caminho de transformação e crescimento”.
