600 pessoas serão beneficiadas com a nova etapa de cirurgias de catarata em Volta Redonda

Acontece até a próxima quarta-feira, dia 6, mais uma etapa do programa “Revi-VER” para cirurgias de catarata. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, estão sendo realizadas nessa fase 600 cirurgias de catarata e 80 de pterígio, além de 300 revisões dos procedimentos efetivados nos últimos 30 dias, e 250 exames de biometria.
Ao longo desta nova etapa do “Revi-VER”, também serão realizados 400 procedimentos de YAG laser, popularmente conhecido como “limpeza da lente”, necessários em alguns casos após a cirurgia de catarata, além de 600 consultas de biometria.
Os pacientes são acolhidos na Ilha São João, onde as cirurgias de catarata são feitas em um centro cirúrgico oftalmológico móvel. Os pacientes atendidos foram submetidos a exames pré-operatórios, como o de biometria óptica – utilizado para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas, antes da cirurgia. Todos os procedimentos, como exames pré-operatórios e acompanhamento pós-cirurgia, ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O médico-veterinário, Olau Alves Borges, 69 anos, morador do bairro Conforto, elogia a iniciativa da administração municipal. “Fiz a cirurgia no globo ocular direito e hoje farei no esquerdo. Estou confiante que tudo dará certo. Essa iniciativa da prefeitura é sensacional. Com o aumento da expectativa de vida, muitas pessoas passarão a ter esse tipo de problema, e sem essa iniciativa, grande parte não teria como fazer a cirurgia”, ressaltou o veterinário.

Novos agendamentos para o Revi-VER
Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever no programa. Basta comparecer à Unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família (UBS ou UBSF) da Atenção Primária mais próxima da residência, munido do cartão SUS, CPF, documento com foto, comprovante de residência e o encaminhamento para a cirurgia, que pode ser das redes pública ou privada de saúde.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.